MOVIMENTO ESCOTEIRO
No Brasil, a União dos Escoteiros do Brasil, única organização reconhecida e certificada pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro, é a instituição que dirige e acompanha as práticas escoteiras adotadas no país.
Atualmente somos mais de 80 mil escoteiros: são 607 cidades que reúnem 1265 grupos escoteiros. O Escotismo é levado para mais de 60 mil jovens por meio do trabalho voluntário de cerca de 20 mil adultos, o que equivale a um adulto para cada três jovens. Nos últimos 10 anos, nosso efetivo cresceu cerca de 35%, alcançando todos os estados brasileiros.
Ferramenta de educação não formal, o Escotismo ultrapassa as barreiras e se firma como um movimento educacional por proporcionar aos jovens desenvolvimento em diferentes áreas, de forma sempre contemporânea e variada.
Por mais de 100 anos, temos aperfeiçoamos técnicas, ações e conteúdos para que possamos nos manter como o maior movimento de jovens do mundo.
O Escotismo alcança sua proposta educativa por meio de dois pontos-chave: o Método Escoteiro e o Programa Educativo.
QUERO SER ESCOTEIRO
É no grupo escoteiro que a mágica acontece. Além de todas as possibilidades que se abrem aos olhos das crianças, adolescentes e jovens, eles experimentam a sensação de comandar a própria atividade e lidar com as consequências e impactos de suas decisões.
MOVIMENTO VOLUNTÁRIO
MENSAGEM AOS PAIS
Produzido pela equipe de comunicação dos Escoteiro do Brasil RS, este vídeo faz parte de uma série de vídeos e documentários sobre o Movimento Escoteiro. Neste episódio, o tema abordado é a Família Escoteira e o quanto a participação dos pais no processo de aprendizagem dos seus filhos é importante. Vale a pena.
MÉTODO ESCOTEIRO
A abordagem educacional do Escotismo é implementada através do Método Escoteiro, um sistema educacional original que promove a autoeducação, o empoderamento e o aprendizado cooperativo. Tal como em qualquer método educacional, o Método Escoteiro é o instrumento que aproxima os jovens dos aprendizados que se esperam que eles adquiram..
É no grupo escoteiro que a mágica acontece. Além de todas as possibilidades que se abrem aos olhos das crianças, adolescentes e jovens, eles experimentam a sensação de comandar a própria atividade e lidar com as consequências e impactos de suas decisões.
RAMOS DO MOVIMENTO ESCOTEIRO
Entre os 6,5 e os 10 anos, somos lobinhos.
Aprendemos muito sobre a vida em meio à natureza, a viver em grupo e desenvolvemos nossa liderança.
“O livro da Jângal”, que retrata as aventuras de Mowgli, o menino lobo, é o que inspira a organização do Ramo Lobinho – juntos, formamos uma alcateia, que é dividida em pequenos grupos chamados matilhas.
Entre os 11 e 14 anos, fazemos parte do Ramo Escoteiro – somos patrulhas de 5 a 8 jovens, de meninos e meninas, que juntas formam uma tropa. Aqui, além de trabalhar em equipe e entender a importância de respeitar a natureza, aprendemos diversas coisas que nos deixam mais confiantes e decididos.
Atividades como acampamentos e excursões fazem parte da nossa vivência no Ramo Escoteiro, sempre com o acompanhamento de adultos. Com nosso lema “Sempre Alerta”, estamos interessados em descobrir coisas novas e estar cercados de amigos.
O Ramo Sênior é formado por jovens com idades entre 15 e 17 anos, os incentiva a superar seus próprios desafios! Os jovens já se conhecem melhor, aceitamos as suas características e as diferenças de um jeito mais simples, e estão entendendo melhor a sua própria personalidade.
Com a tropa sênior vivemos verdadeiras aventuras: fazemos rapel, navegamos, acampamos por vários dias, fazemos trilhas e escaladas, aprendemos jogos e atividades mais desafiadoras e somos incentivados a superar obstáculos.
A partir dos 18 anos, e até os 21 incompletos, integramos o Ramo Pioneiro. Nossa equipe forma o clã, e é onde nos apoiamos e descobrimos interesses em comum. Levamos a sério nosso lema “Servir”, já que vivemos uma aventura que não é mais simbólica ou imaginária, pois experimentamos o papel real do adulto por meio do serviço e das atividades de desenvolvimento comunitário.
Prestes a completar 21 anos, é chegada a hora de encerrar nossa caminhada como jovem no Movimento Escoteiro. A Cerimônia de Partida marca essa etapa, que pode ser seguida pela vida escoteira no papel de voluntário, como escotista ou dirigente.